Serviços Arquitetônicos - Diagnósticos e Especificação

Diagnósticos e Especificação

#01 ANÁLISE DE COMPATIBILIDADE DE PELÍCULA COM O VIDRO DO EDIFÍCIO As películas de controle solar e segurança precisam ser corretamente especificadas para evitar riscos de incompatibilidade entre o vidro e a película que podem levar a quebra expontânea por estresse térmico. Para a especificação de uma película de controle solar é necessário analisar os seguintes características:

  • Tipo do vidro (comum, temperado, laminado, pigmentado), temperatura ambiente, espessura do vidro, condições do caixilho, tipo de sombreamento, presença de riscos, altitude, área de cada painel de vidro e uso de cortinas e persianas.
  • Somente após a análise de todas essas características é possível especificar com segurança uma película que não aumente o risco de quebra espontânea por estresse térmico. Utilizamos equipamentos próprios para determinar e espessura e o tipo do vidro, sem a necessidade de remover o vidro do local e analisá-lo em um laboratório.

#02 SIMULAÇÃO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO Corresponde a uma profunda análise das características de consumo de energia do edifício com previsões de economia de energia pelo uso das películas de controle solar. Utilizamos o programa e-film nessas simulações que é baseado no programa de simulação Energy Plus do Departamento de Energia dos Estados Unidos reconhecido mundialmente como um programa confiável de simulação energética e em constante atualização.

#03 INSTALAÇÃO DAS PELÍCULAS A instalação das películas é feita por instaladores treinados pela própria fábrica, uma diferença fundamental na garantia do fabricante das películas que só é emitida quando as recomendações de instalação são estritamente seguidas. Isso só pode ser feito quando os instaladores são treinados pela própria fábrica.

#04 MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO De acordo com a Organização de Validação de Eficiência (EVO), A medição e verificação é o processo de se utilizar uma medição para determinar de uma maneira confiável a economia real obtida com uma determinada iniciativa de gerenciamento, conservação ou programa de eficiência energética. Como a economia de energia não pode ser medida diretamente, a economia pode ser determinada através da comparação de medições antes e após a implementação do projeto, fazendo os ajustes necessários para as mudanças de condições. Para os estudos de medição e verificação registramos as seguintes propriedades antes e depois da instalação das películas:

  • Radiação Solar externa
  • Radiação Solar Interna
  • Temperatura externa
  • Temperatura interna

A partir dessas simulações, é possível estimar o retorno do investimento (payback) que vai depender principalmente da característica do edifício e do tipo de película utilizada. Via de regra, quando maior a área envidraçada e quando maior a eficiência da película, mais rápido o retorno do investimento. Edifícios com grandes áreas envidraçadas com vidros de baixa performance (transparentes ou pigmentados não refletivos) tem um retorno de investimento próximo de 3 anos, ou até menos.

Conheça alguns estudos de caso de utilização de películas arquitetônicas com diagnósticos e especificação:

ESTUDOS DE CASO