Serviços Arquitetônicos - Películas de Proteção e Segurança

Películas de Proteção e Segurança

As películas de segurança correspondem a uma película de poliéster de alta resistência mais espessa que uma película de controle solar e um adesivo extra-forte. Quando aplicadas no vidro seja ele comum ou temperado o sistema formado película de segurança + vidro tem uma resistência bem maior que o vidro sozinho. No caso de uma quebra, os cacos de vidro permanecem aderidos à película tendo o comportamento semelhante à quebra de um vidro laminado, com o diferencial que como a película normalmente aplicada internamente, mesmo com o vidro quebrado, o risco de cortes e ferimentos é menor do que o próprio vidro laminado, pois a película de segurança forma uma barreira física que evita o contato direto com os fragmentos cortantes do vidro.

As películas de segurança atendem uma série de testes de desempenho realizados em vários países, com as mais diversas finalidades. Temos uma lista de certificados de testes das mais variadas nacionalidades, incluindo normas Brasileiras (NBR), Americanas (ASTM e ANZI) e Inglesas (BS EN).

A instalação de películas de segurança reduz significativamente o risco de ferimentos causados pela projeção ou quedas de cacos de vidros.

As películas de segurança são recomendadas para redução de danos causados por:

  • Desastres naturais, como ventanias, chuva de granizo e tempestades;
  • Explosões;
  • Tentativas de Entradas Forçadas;
  • Ações de vandalismo por grafitismo;
  • Quebras acidentais de vidros.

Seguradoras recomendam a instalação de película de segurança pois os danos causados durante a quebra de um vidro com película de segurança são muito menores que os danos causados durante a quebra de um vidro sem a película de segurança, em função disso, o gasto com a recuperação da área atingida por uma quebra de vidro é muito menor quando há películas de seguranças instaladas nos vidros, o que acaba reduzindo os custos para a recuperação de um sinistro pela seguradora.

As películas de segurança são importante opções para retrofit ou adequação de vidros que não se enquadram nas normas de segurança atuais. Certificados de testes de impactos atestam que um impacto em um vidro temperado com película se segurança atendem as exigências de impacto de normas como a de vidro laminado e a de guarda-corpo. Nos casos de retrofit, recomenda-se uma análise detalhada do cumprimento dos requisitos do projeto pelo desempenho atingido nos testes disponíveis.

A instalação de películas de segurança tem sido muito utilizada em escolas que utilizam uma grande área de vidros para o aproveitamento da luz natural. A maioria dos vidros utilizados em escolas são vidros comum que expões crianças, alunos, professores e funcionários das escolas ao risco de cortes por cacos de vidros. A película de segurança oferece uma proteção às crianças, alunos, professores e funcionários das escolas seja no caso de quebra acidental ou por atos de vandalismo.

Conheça alguns estudos de caso de utilização de películas arquitetônicas para proteção e segurança:

ESTUDOS DE CASO